• Prof Dr Alan Hatanaka

Ultrassonografia Tridimensional, você sabe a diferença entre os tipos?

Uma pergunta muito frequente entre as gestantes é a diferença entre os tipos de ultrassonografia tridimensional. Muitas vezes, ao chegarem na clínica, as pacientes perguntam: "Esse ultrassom é 3D ou 4D?".

A resposta é simples, o 4D é apenas a imagem tridimensional em movimento. Entretanto, existem vários tipos de ultrassonografia 3D e com qualidades muito distintas. A qualidade final da imagem depende de fatores como a qualidade da máquina, a experiência do examinador, o tempo de exame, a quantidade de líquido amniótico, a posição fetal, a caraterística da parede abdominal e até o pós processamento da imagem.

Figura 1: Imagem do rosto fetal de 35 semanas, 3D HD Live com pós processamento utilizando aplicativo Remini.

A imagem 4D é a imagem 3D em movimento e, por necessitar de processamento de dados mais rápido, terá queda na definição da imagem, entretanto, observar o comportamento fetal em tempo real é algo mágico, que reforça a conexão dos pais com o bebê.

Vídeo 1: Vídeo de um bebê sorrindo em tecnologia 4D HD Live

Algumas variações da técnica tridimensional podem ser utilizadas. A tecnologia HD Live Studio produz um efeito de sombra, que é muito interessante em imagens do primeiro trimestre. Seguem duas imagens com esta tecnologia.

Figura 2: HD Live Studio com luz lateral em feto com 12 semanas


Figura 3: HD Live Studio com luz posterior em feto de 10 semanas

Outro efeito interessante é o HD Live Silhouette. Dá uma noção de transparência, provocando a visualização de órgãos internos no primeiro trimestre e superfícies nítidas no terceiro trimestre.

Figura 4: Imagem em HD Live Silhouette, mostrando maior nitidez de superfície no terceiro trimestre.

A ultrassonografia tridimensional pode ser usada para avaliação de malformações. Por exemplo, para análise do fechamento inadequado das fissuras entre as calotas cranianas, pode ser usado o 3D Skeleton.

Figura 5: Tecnologia 3D Skeleton demonstrando as suturas ósseas com espasso adequado.

Todas estas tecnologias são do aparelho da GE Voluson e só estarão presentes nos aparelhos com versão acima do software BT19 (2020/21). Lembro mesmo que obtenha imagens lindas, o sistema de captura de imagem é fundamental, pois a imagem no papel perde definição e estraga com o tempo. Utilizamos o sistema de captura www.myfetview.com

Agora será mais fácil para você identificar as diferenças entre as tecnologias tridimensionais e ter lembranças do rosto do bebê nesta fase especial para o resto da vida.